Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Reforma na Previdência prevê pedágio para quem tem mais de 50 anos

Publicado por Vinicius Magalhaes
há 8 anos

As mudanças mais drásticas na Previdência valerão para quem tiver até 50 anos, tanto na iniciativa privada como no setor público. Acima desta faixa etária haverá um “pedágio” para quem quiser se aposentar, a chamada regra de transição, prevendo um período adicional de trabalho de 40% a 50% do tempo que falta para que se tenha direito ao benefício.

As propostas foram apresentadas ao presidente em exercício Michel Temer e ainda serão debatidas com dirigentes sindicais e empresários. A ideia é que a idade mínima para que o trabalhador requeira a aposentadoria seja de 65 anos, no caso de homens, e de 62 para mulheres.

Reforma na Previdncia prev pedgio para quem tem mais de 50 anos

Ministro da Casa Civil Eliseu Padilha

Tudo está sendo planejado para que as mudanças atinjam funcionários de empresas privadas e também servidores públicos. “Talvez não unifiquemos o sistema, mas vamos unificar as regras”, disse ao Estado o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. “O problema é que o buraco é muito grande. Agora, é fazer ou fazer.” Cálculos do governo indicam que o rombo na Previdência, já neste ano, será de R$ 146 bilhões e poderá chegar a R$ 180 bilhões em 2017.

A primeira versão de um estudo sobre a reforma da Previdência consta de uma cartilha intitulada “Mudar para Preservar”. As mudanças põem por terra a fórmula 85/95, uma alternativa ao fator previdenciário. O projeto, aprovado no ano passado pelo Congresso e sancionado pela presidente Dilma Rousseff, hoje afastada, estabelece que, quando a soma da idade e do tempo de contribuição para o INSS atingir 85 pontos (mulheres) e 95 (homens), a aposentadoria é integral. A fórmula foi considerada um avanço porque o fator previdenciáriopode diminuir o valor do benefício.

Temer pretende enviar a proposta de reforma da Previdência ao Congresso somente após as eleições municipais de outubro. Até lá também já haverá um desfecho sobre o processo de impeachment de Dilma. O julgamento final, no plenário do Senado, começará no próximo dia 29 e deve durar uma semana.

O governo interino também avalia a possibilidade de mulheres e professores terem regra de transição especial para aposentadoria. “É importante abrirmos um grande debate nacional com a sociedade porque o modelo atual não deu certo. Não podemos restringir a discussão a governo, associações de trabalhadores e confederações empresariais”, argumentou Padilha.

Fonte: O Globo

  • Publicações10
  • Seguidores60
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações10162
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reforma-na-previdencia-preve-pedagio-para-quem-tem-mais-de-50-anos/368122647

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

abrir a caixa preta da previdência para comprovar a veracidade desse déficit nem pensar né continuar lendo

Todas as matérias sobre esta reforma diz que quem tem mais de 50 anos será enquadrado na regra de transição que prever um período adicional de trabalho de 40% a 50% do tempo que falta para que se tenha direito ao benefício. Esse percentual seria aplicado em cima do tempo que falta para a pessoa completar os 30 ou 35 anos de contribuição? ou seria o tempo que a pessoa faltaria para alcançar a pontuação necessária para a aposentadoria integral? ou seria aplicado em cima da diferença entre a nova idade mínima e a idade atual da pessoa? Como conseguimos ter acesso a proposta completa?
Exemplificando: uma mulher que já tem 30 anos de contribuição e poderia se aposentar pelo fator previdenciário, mas que está aguardando completar 85 pontos em 2018 para pegar a aposentadoria integral.
Opção a) Se for considerado o tempo de contribuição vigente, não entraria na regra de transição e poderia se aposentar de imediato;
Opção b) Se for considerado o tempo para aposentadoria integral pagaria teria que contribuir por mais oito meses referente 40% de 2 anos;
Opção c) Se for considerada a nova idade mínima, teria que trabalhar mais 4,4 anos referente a 40% de (62 - 51), sendo 62 a nova idade mínima e 51 a idade atual.
Vocês saberiam informar qual seria das opções acima a ser aplicada? continuar lendo

Gostaria de entender: Todos estão de acordo que é necessário fazer a reforma da previdência. Se o governo precisa ajustar para não quebrar, como é que prorroga a DRU até 2023 e aumenta para 30%? é um terço das contribuições, e ninguém fala nisso, ninguém. Por favor quem souber me explicar eu preciso entender. A saúde também, gente morrendo na frente de hospitais e também a DRU tira 30%.
João Figueiredo Junior
joaofigar@hotmail.com continuar lendo